Reequilíbrio do corpo para uma saúde completa

atividadeexercicioTodo santo dia em programas de televisão, rádio, portais de notícias, blogs, jornais, revistas e diversos meios de comunicação, o assunto saúde está sempre presente.

Claro que é fundamental passar informação para que cuidemos no nosso único corpo nessa vida da melhor maneira possível. Porém é justamente essa avalanche de informação que acaba prejudicando o entendimento e separação do que é realmente verdade ou uma informação não tão precisa, ou falsa.

É um dilema que temos nessa era em que as notícias voam e estão ao nosso alcance instantaneamente. O grande dilema de filtrar o que realmente importa e o que devemos dar ouvidos e aplicar.

Por exemplo, muito se fala desde a década de 70 que comer gordura saturada e colesterol fazem extremamente mal para o coração, sendo a principal causa das doenças cardiovasculares.

É um dado que nos é transmitido há anos e que replicamos para todos. Portanto evite carne vermelha, manteiga, nata do leite, bacon, etc.

Entretanto a resposta real, comprovada pela ciência e até que enfim regulamentada pelo departamento dos EUA responsável pelas diretrizes de nutrição, é que comer gordura faz bem.

Isso mesmo, ingerir gordura (saudável, claro) não irá te fazer engordar e muito menos entupir suas artérias coronárias.

Ainda no mesmo assunto, o colesterol contido nos alimentos não te fazem mal e vão causar um infarto. Pelo contrário, o colesterol é fundamental para diversas funções vitais no nosso organismo, como por exemplo a saúde do nosso cérebro.

Isso só demonstra que não podemos confiar cegamente em qualquer dado sobre saúde, até mesmo se for emitido por autoridades médicas. Precisamos acima de tudo saber filtrar as boas informações e pessoas que estão atualizadas sobre os novos estudos científicos.

Uma área antiga e outra nova na medicina, chamada de medicina ortomolecular e nutrologia, respectivamente, são bons exemplos de prática na saúde porque avalia o corpo de uma forma voltada à prevenção e manter o bom estado do organismo.

Os médicos tradicionais são treinados para ver os sintomas e dar um aval sobre qual doença é e qual remédio tomar. Sendo que não avaliam o ser humano por inteira para saber as causas e assim evitar qualquer tipo de enfermidade.

nutrologo

Por isso é bom consultar um médico atualizado e que estude as novidades para fazer o melhor possível para sua saúde.

Outra área que é repleta de mitos e que acaba confundindo muita gente é sobre atividade física.

Caminhada, bicicleta, crossfit, academia… Tem tanta opção de exercícios que as pessoas se perdem e não sabem qual realmente funciona. Geralmente atestam isso depois de começar a praticar e não ver resultado algum.

Também é preciso se atualizar sobre novos métodos e encontrar um guia para treinamento físico que consiga te orientar no que fazer corretamente, de acordo com seu objetivo.

salmaotomateComo a obesidade só cresce e as pessoas querem ficar com um corpo em forma, para valorizar ainda mais a aparência e saúde, é fundamental (até mais que atividade física) ter uma alimentação saudável acima de tudo.

O foco deve ser em como ter reeducação alimentar para obter melhoras na sua saúde.

Já dizia o pai da medicina, o grego Hipócrates: “Que o alimento seja seu remédio e o remédio seja seu alimento.”

Fique atento às novas informações sobre saúde e procure pesquisar um pouco para aplicar tudo que funciona e faz bem para a saúde.

Um abraço e até breve com mais dicas.

Veja também uma receita fácil e saudável no vídeo: