Pilates é uma boa opção para a saúde?

rd6ytry

Essa é uma questão que recebo com frequência, geralmente das pessoas que sentem a necessidade de fazer alguma atividade física mas não gostam de academia ou outra modalidade, por exemplo.

Minha resposta é sim! O pilates é uma excelente opção para quem deseja movimentar o corpo e mantê-lo saudável.

Vamos explicar de forma resumida porque essa atividade traz resultados:

1. Pilates melhora a sua memória e faz você mais inteligente.

A partir dos 20 anos nós começamos a perder cerca de 1% do volume de nosso hipocampo, uma parte do cérebro responsável pela memória e a função cognitiva.

Durante muito tempo, os cientistas pensavam que nós nascemos com um certo número de células cerebrais, mas recentemente eles descobriram que nosso cérebro pode criar novas células assim, retardar ou reverter o encolhimento do cérebro.

O que isso significa para você? Isso significa uma melhor memória, menor risco de doença de Alzheimer, uma melhor aprendizagem e resolução de problemas, um QI mais alto e muito mais.

Vários estudos recentes têm demonstrado que o exercício melhora a neurogênese – criação de novas células cerebrais – bem como protege as células existentes, levando em aumento de BDNF produção – um composto de proteção que alguns cientistas chamam de “Miracle-Gro” para o cérebro.

As mudanças são principalmente perceptível no hipocampo, a região responsável pela memória e aprendizagem.

Outro grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign relatado no Jornal de Atividade Física e Saúde que as pessoas têm a função cerebral significativamente superior após uma prática movimento consciente como Pilates ou Yoga em comparação com o exercício aeróbico.

2. Pilates treina o seu cérebro

5634647Aprender novas atividades é uma técnica de treinamento cerebral comprovada. Heidi Johansen Berg e seus colegas da Universidade de Oxford descobriram que a aprendizagem de novas atividades aumenta a densidade da matéria branca no cérebro (as fibras que permitem que os neurônios se comuniquem).

Se os neurônios são formados, mas eles não ligar depois, eventualmente, morrem sem qualquer benefício para a saúde do cérebro assim que esta substância branca é extremamente importante.
De acordo com Anne Bishop, um instrutor de Pilates e pesquisador, aprendendo um novo movimento ou uma nova modificação nas aulas de pilates fornece apenas o efeito que nós estamos procurando por desafiar o corpo e a mente ao mesmo tempo.

 

3. Cabeça tranquila

pilamov

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre os benefícios da meditação para o corpo e a mente:

– alivia a ansiedade e depressão,
– ajuda a tratar a insônia,
– aguça a mente,
– revela o pensamento criativo,
– alivia o stress,
– ajuda com o manejo da dor crônica,
– reduz as emoções negativas,
– ajuda a combater vícios e ter hábitos positivos,
– reduz a pressão arterial e melhora a saúde cardiovascular.
Quando a maioria de nós pensa sobre meditação nós imaginamos um monge budista.

De acordo com Ellen Langer, um dos pesquisadores pioneiros da atenção plena,

Embora o conceito tem origem no antigo budista, hindu e tradições chinesas, quando se trata de psicologia experimental, meditação é menos sobre espiritualidade e mais sobre concentração: a capacidade de acalmar sua mente, focar sua atenção no presente, e demitir quaisquer distrações que aparece.
Pilates permite-lhe concentrar sua atenção em uma coisa: seu corpo. Quer queiramos ou não, você tem que limpar sua mente de qualquer distração se você está realizando trabalho de coordenação.

Para quem é do Paraná, pode procurar por studios de pilates Londrina.

Pilates permite que você tenha todos os benefícios da meditação sem realmente estar sentado e quieto, como se você estivesse desperdiçando seu tempo.

4. Pilates alivia a tensão e estresse

Você provavelmente já ouviu falar sobre a famosa resposta de “luta ou fuga” a situações estressantes. Quando confrontado com uma situação estressante (como quase sofrer um acidente de carro ou medo de falar em público) o nosso corpo libera uma onda de hormônios do estresse para preparar nosso corpo para lutar ou fugir.

Em uma situação estressante nosso corpo está pronto para mover-se em seu desempenho máximo, mas na maioria dos cenários modernos não podemos fugir quando preso em um engarrafamento e não se pode comprar uma briga com o nosso chefe.

O resultado? Os hormônios do estresse se estabelecem em nosso corpo, causando hipertensão, espasmos musculares e dor.

Pilates alivia a tensão acumulada nos músculos através de condicionamento e alongamento suave e gradual.

As técnicas de liberação da fáscia que muitos instrutores de Pilates utilizam em suas aulas ajuda a soltar os músculos tensos que não respondem ao alongamento passivo.

Um corpo livre de tensão e fadiga é o abrigo ideal para ter uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com êxito todos os problemas complexos da vida moderna.
– Joseph Pilates

Tem outros benefícios que se notam no corpo com o tempo, como o fortalecimento muscular, alongamento e melhora na disposição.

Por essas e outras que recomendo procurar um studio de pilates próximo de você e fazer uma aula para testar e ver se você gosta.

Tem alguns locais de pilates em Manaus que você pode pesquisar.

Veja o exemplo de uma aula:

Espero que você se empenhe em uma nova atividade que pode mudar o rumo e qualidade da sua vida.

Saúde e um forte abraço!